OPA Astrology Store LogoArtigo Arlene

Posted in Portuguese

Retificação do Horário de Nascimento

Técnica Aplicativa

A Técnica Aplicativa tem como base as ferramentas utilizadas na interpretação das figuras horárias.

O raciocínio que leva a retificar o horário de nascimento, segue os passos da Lua e observa o giro da mandala zodiacal a cada aspecto perfeito que a mesma realiza. Outros planetas podem realizar a traslação de luz e nos levar a precisas retificações, porém geralmente é a Lua que orquestra todo movimento.

A metodologia é simples:

“Se tudo na Arte Horária se efetiva a partir de um aspecto aplicativo exato, deve haver no céu um último aspecto que leve o evento da morte à perfeição; e se é verdade que nascemos no Ascendente, então este último aspecto aplicativo – que poderia ser considerado como um “fechamento de porta” – terá que apontar para o grau do Ascendente, pois esta será a porta a ser fechada.”

Não é necessária uma morte para que um mapa seja retificado: todo Evento de Finalização possibilita uma retificação.

Evento de Finalização são ocorrências que provocam mudanças na vida do nativo: casamento, nascimento de um filho, morte de um dos pais, etc..

Para ilustrar o método de retificação a partir de eventos de finalização, usarei o mapa da cantora e compositora Alanis Morissette.

1 – Mapa Natal de Alanis

Como rotina, precisamos fazer breve analise do mapa de nascimento. Tratando-se de pessoa pública, precisamos analisar seu contexto através de fatos publicados.

A Lua é sempre muito importante na análise de um mapa e, no caso desse gráfico, podemos afirmar que “a Lua puxa boa parte do carro”. Ela governa Saturno, Marte e Mercúrio – por quem o Sol está governado – e aplica-se ao Fundo do Céu. Encontra-se em queda e em signo interceptado, muito embora isso vá depender do sistema de casas adotado.

Saturno, no caso, rege os relacionamentos, a rotina e a saúde, encontrando-se no signo do seu detrimento; Marte rege o trabalho e a cúspide do signo interceptado, encontrando-se no signo de sua queda; Mercúrio está fortemente associado a dinheiro (rege a casa 11 – lucro do trabalho – e governa o Sol, regente da casa 2 natal, posses). Como Mercúrio está em conjunção a Saturno, acaba sendo afetado pelas restrições que este planeta expressa. A Lua, por sua vez, se opõe a Vênus, que certamente simboliza sua carreira. Deste modo, fica a impressão de que a falta de habilidade de Alanis em lidar com os assuntos inerentes ao lar (Lua em queda na casa 4), prejudica toda sua vida (relacionamentos, saúde, rotina, carreira e dinheiro), independentemente de ter um bom patrimônio ou não. Esta análise se deve ao fato de ter sido noticiado que a cantora passou por quadro de depressão pós parto, episódio que a dinâmica do seu mapa ratifica como potencialmente possível e de difícil superação.

Por sorte os benéficos estão fortes. Júpiter, domiciliado, rege a casa 5, casa dos filhos (que são três), e também da criação artística; ele ainda encontra-se no signo da exaltação de Vênus, e tudo isto revela que Alanis adora o palco/arte. A posição dos benéficos certamente garantiu (e continuará garantindo) todo sucesso que Alanis tem e ainda terá em sua carreira.

Saturno, Marte e Mercúrio estão na casa da exaltação de Júpiter, em plena concordância com seu destino jupiteriano de casa 9 (para Al Biruni a casa 9 é a casa do destino e eu compactuo dessa teoria, muito embora todo o mapa seja um destino), mas quando a Lua natal se encontra fortemente ativada, tem o poder de reprimir todas essas disposições planetárias.

Vamos ajustar o horário de nascimento usando o evento do casamento da Alanis. Para isso iremos nos valer da Revolução Solar do ano de 2009.

2 – Revolução Solar do ano do casamento

O primeiro tópico a definir é buscar a cúspide do eixo 1/7.

Na Revolução Solar de 2009 ascende o signo de Sagitário que corresponde à casa 5 natal, indicando que seria um ano de alegria, eis que a casa que ascende na Revolução Solar nunca tem

a intenção de nos confundir. Júpiter, que é o regente da casa 5 natal, encontra-se em Aquário, casa 7 natal. No mapa da Revolução Solar, a Lua vai aspectar Mercúrio, regente da casa 7.

É importante perceber que o signo de Gêmeos corresponde à casa 5 da 7 natal, sendo a alegria do outro. Assim, se a Lua vai aspectar Mercúrio e este será o único aspecto aplicativo no ano do seu casamento, é de se supor que esse aspecto estará significando esse grande laço.

Observando o aspecto exato Lua/Mercúrio:

3 – aspecto exato Lua/Mercúrio

Ao aspectar a Lua à Mercúrio, que deve ser entendido como a efetivação do relacionamento (casamento), o grau que ascende no eixo 01/07 aponta exatamente para o grau do eixo 01/07 natal. Alanis tem a cúspide do eixo 01/07 natal a 05º 26′ (Leão/Aquário).

4 – Revolução Solar do ano de nascimento do primeiro filho

Ascendeu o signo da casa 10 natal; então, provavelmente, esta Revolução Solar não estava focada apenas no nascimento da criança, mas também nos assuntos inerentes à carreira da nativa.

A primeira coisa que a definir é que nesta Revolução Solar estamos buscando a cúspide da casa 5 natal.

Observa-se, de imediato, que a Lua vai se aplicar ao Sol.

Depreendemos, também, que a Lua rege a casa 5 da Revolução Solar.

Há, na casa 5 natal, a presença de Mercúrio no signo de Vênus. Nesta Revolução Solar, Vênus, governada pela Lua, encontra-se na casa 5. Assim, é possível que o aspecto da Lua ao Sol já nos mostre a cúspide da casa 5 natal.

Ainda que pareça sinuoso, é necessário ter presente que essa metodologia, na presente abordagem, é usada para ajustar o horário de nascimento, de forma que não estamos trabalhando sem um roteiro prévio, sim baseados em um suposto horário que o cliente apenas quer adequar.

O evento do casamento já nos levou ao eixo 1/7, mas é conveniente que o astrólogo disponha do máximo de ocorrências possíveis, de forma a garantir uma retificação esmerada.

Aplicando a Lua ao Sol:

5 – aspecto perfeito Lua/Sol

A cúspide da casa 4, o fim das coisas é, exatamente, a mesma da casa 5 natal – 00º23′!

Assim sendo, pode-se afirmar que o mapa de Alanis está com o horário de nascimento preciso.

É comum o eixo da casa 5 natal evidenciar-se na casa 4 quando o evento é um parto; isso porque nascer é o mesmo que morrer, se o referencial for o útero materno.

A técnica é bem simples quando se trata de ajustes, mas requer um mergulho profundo nas mensagens que a mandala emite quando o horário de nascimento é totalmente desconhecido.

 

Arlene AmorimArlene Amorim – Astróloga.

Atualmente seu maior foco é na área da pesquisa, mas atende interpretando mapas natais, predições e mapas horários.

Autora da Técnica Aplicativa apresentada em dois volumes:

Retificação do Horário de Nascimento, utilizando as ferramentas da Arte Horária;

Retificações, Técnica Aplicativa.

Seus livros estão disponíveis na Amazon e no Clube de Autores.

                                                    Telefone para contato +55.51.996570209

$